Vitamina K

Vitamina K é uma vitamina solúvem em gordura. Ela é essencial para o funcionamento de várias proteínas envolvidas na coagulação do sangue. A coagulação do sangue é uma função vital no organismo que solidifica o sangue para nos impedir de sangrar até a morte. Além disso, estudos recentes indicam que ela ajuda a combater a osteoporose, pois fortalece os ossos em idosos. Esse estudo constatou que mulheres que consumiram maiores quantidades de vitamina K em suas dietas apresentaram menor risco de fratura de quadril.

Fontes de Vitamina K

A ingestão diária recomendada de vitamina K é de 80 mg por dia para homens , 65 mg por dia para mulheres e 5 mg / dia para o recém-nascido. Os vegetais de folhas verdes e alguns óleos vegetais como (soja, algodão, canola e azeite) são as principais fontes de vitamina K. Além dessas podemos citar:

Efeitos colaterais

Deficiência de vitamina K é muito rara e ocorre quando há uma incapacidade de absorver a vitamina a partir do tracto intestinal. Também pode ocorrer após tratamento prolongado com antibióticos orais. Os sintomas de deficiência de vitamina K incluem contusão fácil, epistaxe, sangramento gastrointestinal, hematúria e metrorragia. Não há efeitos colaterais conhecidos associados a altas doses de vitamina K.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos