Vitamina D

Vitamina D é solúvel em água e refere-se a várias formas diferentes dessa vitamina. Duas formas são importantes para os seres humanos: ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3). A vitamina D2 é sintetizada por plantas. A vitamina D3 é sintetizada pelos seres humanos na pele quando é exposta à radiação ultravioleta-B (UVB) do sol.

A principal função biológica da vitamina D é manter os níveis sanguíneos normais de cálcio e fósforo. Vitamina D ajuda na absorção do cálcio, facilitando a formação e mantenção de ossos fortes. Pesquisas recentes sugerem que a vitamina D pode fornecer proteção contra a osteoporose, hipertensão (pressão alta), o câncer e várias doenças auto-imunes.

Fontes de Vitamina D

Apenas alguns alimentos contêm naturalmente quantidades significativas de vitamina D, incluindo peixes gordurosos e óleos de peixes. Também pode ser fabricada pelo seu corpo após exposição aos raios ultravioleta do sol. A luz solar Ultravioleta (UV) provoca a síntese de vitamina D na pele. Estima-se que apenas 10 minutos de exposição ao sol seja o suficiente para prevenir deficiências causadas pela falta de vitamina D.

Dose diária recomendada

A capacidade da pele para converter vitamina D em sua forma ativa diminui com a idade . Os rins, que ajudam a transformar vitamina D em sua forma ativa, às vezes não funcionam tão bem quando as pessoas envelhecem. Portanto, pessoas de mais idade podem necessitar de de um suplemento de vitamina D. É importante para os indivíduos com exposição solar limitada incluir boas fontes de vitamina D em suas dietas. As doses recomendadas de acordo com a idade são:

  • 19 -50 anos: 5 mcg
  • A51-69 anos: 10 mcg
  • 70 anos ou mais: 15 mcg

Efeitos colaterais

Em crianças, deficiência de vitamina D pode causar raquitismo que resulta em deformidades do esqueleto. Em adultos, a deficiência de vitamina D pode levar a osteomalacia, que resulta em fraqueza muscular, além de ossos fracos. Vitamina D em excesso pode causar náuseas, vômitos, falta de apetite, constipação, fraqueza e perda de peso. Além disso, também pode elevar os níveis sangüíneos de cálcio, causando alterações do estado mental, como confusão.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos