Vitamina C

Patrocinadores

Vitamina C também chamada de ácido ascórbico é um nutriente solúvel em água que é facilmente excretado do corpo quando não mais necessário . Ela é essencial para a síntese de colágeno. É também um antioxidante altamente eficaz, pois protege as moléculas indispensáveis para o organismo como proteínas, lipídios (gorduras), carboidratos e ácidos nucléicos (DNA e RNA) dos danos causados pelos radicais livres . Estudos não encontraram evidências sólidas de que a vitamina C ajuda a prevenir ou tratar gripes em pessoas comuns.

Doses Recomendadas

A ingestão diária recomendada inclui a vitamina C dos alimentos consumidos além dos suplementos alimentares que você toma. É importante destacar que a nicotina podem reduzir os efeitos da vitamina C.

Dose diária recomendada de Vitamina C
  idade homem (mg/dia) Mulher (mg/dia)
Crianças 0-6 meses 40 40
Crianças 7-12 meses 50 50
Crianças 1-3anos 15 15
Crianças 4-8 anos 25 25
Crianças 9-13 anos 45 45
Adolescentes 14-18 anos 75 65
Adultos 19 anos em diante 90 75
Fumantes 19 anos em diante 125 110
Grávida 18 anos ou menos - 80
Grávida   19 anos ou mai - 85
Lactante     18 anos ou menos - 115
Lactante 19 anos ou mais - 120

Fontes de vitamina C

Todas as frutas e verduras têm alguma porcentagem vitamina C. É importante destacar que o calor pode reduzir os níveis de vitamina C, por isso, frutas frescas e vegetais crus têm maior concentração de vitamina C. As maiores doses podem ser encontadas em:

  • Morango
  • Tomate
  • Batata doce
  • Frutas cítricas
  • Pimentão verde

Efeitos Colaterais

Deficiência de vitamina C pode causar uma doença chamada escorbuto cujos sintomas incluem fraqueza, anemia, gengivas sangrando e perda dos dentes. Suplementos de vitamina C podem causar dor de estômago, azia, cólicas e dores de cabeça em algumas pessoas. Altas doses de suplementos envolvendo 5 ou mais gramas de vitamina C podem causar diarréia, pois o líquido no intestino pode tornar-se demasiadamente concentrado .

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos