Sífilis

Sífilis é uma doença altamente contagiosa transmitida principalmente através do contato sexual. Ela provoca uma ferida conhecida como cancro . O desenvolvimento da sífilis, dependendo do comprometimento do organismo, foi dividido em estágios (primário, secundário e terciário). As duas primeiras fases são é quando se observam mais sintomas e é mais contagiosa.Depois disso, segue-se um longo período de latência, quando a pessoa não apresenta sintomas, aparentando um cura das lesões iniciais, mesmo em indivíduos não tratados.

Sífilis congênita ocorre quando a mãe infectada passa a doença para o feto que está no útero. Esta forma de sífilis provoca no bebê anomalias dos dentes, problemas nos ossos, fígado, insuficiência de crescimento pele amarelada (icterícia) e erupções cutâneas. É importante destacar que não é possivel adquirir sífilis ao se sentar no toalhete, utilizar piscinas ou ao compartilhar roupas. A doença ativa é encontrada com mais frequência em pessoas entre 15 e 39 anos de idade.

Sífilis Causas

Sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. O principal meio de transmissão ocorre quando uma pessoa entra em contato com uma lesão de um infectado através do ato sexual. Também pode ser passada através de beijos prolongados ( quando a lesão se encontra na boca ), contato com uma lesão ativa ou por transfusão de sangue . Pode ser transmitida ainda da mãe para o feto no útero. Nesse caso dá-se o nome de sífilis congênita.

Sífilis Sintomas

Os sintomas da sífilis variam dependendo do estágio da doença. As primeiras manifestações aparecem após um período de incubação (da contaminação até o primeiro sintoma) de duração média de 21 dias, podendo variar de 3 até 90 dias.

Sífilis Tratamento

Sífilis tem cura, mas é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, pois com a progressão para a sífilis terciária, os danos causados poderão ser irreversíveis. Se tratada nas primeiras fases, algumas doses de penicilina são suficientes para curar a doença. Durante o tratamento , de 2 a 12 horas depois da injeção com penicilina, o paciente pode apresenter alguns sintomas da doença. Isso é o resultado do antibiótico combatendo a infecção e dura cerca de 24 horas.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos