Resfriado

Resfriado é uma infecção do trato respiratório superior ( nariz e garganta ), causada por vírus. A maioria dos adultos saudáveis são susceptíveis de ter um resfriado comum 2 a 4 vezes por ano. Já em crianças, esse número sobe para 6 vezes por ano. É importante destacar que o frio por si só não causa resfriado, ele apenas facilita a propagação do vírus. Pesquisas recentes mostram que a Vitamina C não cura nem reduz o risco de pessoas comuns pegarem resfriado.

Resfriado Causas

Mais de 200 tipos diferentes de vírus podem causar o resfriado. Os tipos mais comuns são o rinovírus ver fotofoto resfriado, vírus Coxsackie e coronavírus. Você pode contrair um resfriado por contato ou pelo ar. Se você tocar em alguém ou alguma coisa contaminada pelo vírus da gripe e depois tocar os olhos ou a boca, você pode ser infectado. Você também pode se contaminar quando inala gotículas de vírus no ar quando alguém tosse ou espirra. Pesquisas sugerem que o estresse psicológico e doenças alérgicas que afetam o nariz ou a garganta podem aumentar as chances de infecção pelo vírus do resfriado.

Resfriado Sintomas

Os sintomas do resfriado geralmente aparecem de1 a 3 dias após exposição ao vírus. Esses sintomas costumam durar de 3 a 10 dias. Nos primeiros dias do resfriado, o nariz secreta uma substância aquosa transparente. Mais tarde, essas secreções podem tornar-se mais espessas e escuras. Normalmente, não há febre no resfriado comum. Na verdade, febre e sintomas mais graves podem indicar que uma gripe. Outros sintomas do resfriado incluem:

  • Fadiga.
  • Tosse.
  • Dor de cabeça.
  • Coceira no nariz, olhos e garganta.
  • Espirro.
  • Nariz entupido ou escorrendo

Resfriado Tratamento

Não há cura nem vacina para o resfriado , mas é possível tratar os sintomas. Antibióticos só servem para infecções causadas por bactérias. Entre os tratamentos para aliviar os sintomas do resfriado incluem repouso e beber bastante líquido. Medicamentos como pastilhas e sprays para a garganta e xaropes para tosse também ajudam a aliviar os sintomas. Descongestionantes, como a pseudoefedrina ou anti-histamínicos podem ser utilizados no caso de congestão nasal.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos