Orgasmo

Orgasmo é a descarga súbita da tensão sexual acumulada, resultando em contrações musculares rítmicas na região pélvica que produzem sensações de prazer seguidas de relaxamento. No ciclo de resposta sexual humana, o orgasmo é a terceira de quatro etapas, que ocorrem após a fase de platô e antes da fase de resolução.

O ciclo de resposta sexual refere-se à seqüência de mudanças físicas e emocionais que ocorrem quando uma pessoa torna-se sexualmente excitada e participa de atividades estimulantes sexuais, incluindo a relação sexual e a masturbação. O ciclo de resposta sexual tem quatro fases: excitação, platô, orgasmo e resolução.

Fases do ciclo de resposta sexual

Tanto homens quanto mulheres experimentam essas 4 fases, embora o momento geralmente seja diferente.

  • Excitação - pode durar de alguns minutos até algumas horas. Entre as características marcantes desta fase estão: batimento cardíaco e respiração acelerados , aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos genitais.
  • Platô - é a fase que antecedo o orgasmo e se caracteriza pela hipersensibilidade do clitoris que se retrai.
  • Orgasmo - é o clímax do ciclo de resposta sexual. Contração dos músculos vaginais e ejaculação masculina.
  • Resolução - o corpo retorna lentamente ao seu nível normal de funcionamento. Marcada pela sensação de bem-estar e, muitas vezes, fadiga.

Diferenças entre orgasmo masculino e feminino

As mulheres descreveram as sensações do orgasmo como uma sensação de suspensão no início, rapidamente seguida por uma intensa sensação de prazer que geralmente começa no clitóris e se espalha por toda a bacia. Os órgãos genitais se tornam quentes , elétricos ou com formigamento, e essas sensações físicas geralmente se espalham por algumas partes do corpo. A maioria das mulheres também sente contrações musculares na vagina ou na parte inferior da pelves.

A sensação de orgasmo em homens tem sido descrita de modo bastante consistente, começando com uma profunda sensação de calor ou pressão que corresponde à inevitabilidade ejaculatória ( o momento em que a ejaculação não pode ser interrompida ). Então, o homem tem contrações intensas de prazer que envolvem os músculos PC ver fotoclique para ver foto , esfíncter anal, reto, períneo e genitais. Por fim, uma sensação de líquido quente percorrendo a uretra durante a ejaculação.

A principal diferença entre o orgasmo masculino e feminino é que muito mais mulheres do que os homens têm a capacidade física para ter um ou mais orgasmos adicionais dentro de um curto período de tempo, sem perder a excitação sexual. Por outro lado, após a ejaculação, os homens entram numa fase de recuperação chamada de período refratário. Durante essa fase, orgasmo ou ejaculação são fisiologicamente impossíveis.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos