Menopausa

Menopausa é o fim permanente da menstruação e da fertilidade, ocorrendo 12 meses após o último período menstrual. Menopausa, quando ocorre entre as idades de 45 e 55, é considerada "natural" e é uma parte normal do envelhecimento. Mas, algumas mulheres podem experimentar menopausa precoce, seja pelo resultado de uma intervenção cirúrgica como a histerectomia, ou danos aos ovários causdos pela quimioterapia. Quando a menopausa ocorre antes dos 45 anos, independentemente da causa, é chamada de menopausa prematura.

Menopausa Causas

A menopausa ocorre devido a uma complexa série de alterações hormonais. A medida que a mulher se aproxima dos 40 anos, seus ovários começam a produzir menos estrogênio e progesterona, que são os hormônios que regulam a menstruação e a ovulação. Além disso,a mulher nasce com um número finito de ovos, que são armazenados nos ovários. A menopausa ocorre quando os ovários deixarem de produzir um ovo a cada mês e a menstruação cessa.

Menopausa Sintomas

Sintomas da menopausa afetam cerca de 70% das mulheres que se aproximam dos 40 anos. Os sintomas são causadas por alterações nos níveis hormonais no sistema reprodutor feminino. Os sintomas da menopausa costumam durar até meados dos anos 50, mas algumas mulheres podem experimentar-los para o resto de suas vidas. Os sintomas mais comuns da menopausa são: .

Menopausa Tratamento

Menopausa não é doença e os tratamentos se concentram em aliviar seus sintomas. Os tratamentos para a menopausa incluem:

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos