HPV

HPV ( Vírus Papiloma Humano ) é uma infecção viral transmitida através do contato com a pele ou relações sexuais. É a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum no mundo. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas.

O diagnóstico de suspeita da doença na mulher é feito através do papanicolau ou a colposcopia e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área. Existem também exames que identificam o tipo do vírus e se os mesmos são cancerígenos. A boa notícia é que já existe vacina contra HPV ( tipo 16, 18 )

HPV Causas

HPV é causado pelo Vírus PapilomaHumano que é divido em 2 grupos básicos: "baixo risco" (que causam verrugas) ou "alto risco" (causadores de câncer). As infecções por HPV que causam verrugas de pele ( verrugas comuns ) ver fotoclique para ver foto podem ser adquiridos através de um corte, mas o risco de transmissão é baixo. Andar descalço em áreas públicas pode ser um risco para a infecção com os tipos de HPV que causam verrugas. As infecções por HPV que causam verrugas genitais são muito contagiosas e geralmente são contraídas através de atividade sexual com uma pessoa infectada. Isso inclui beijar ou tocar a pele das áreas contaminadas , por exemplo: escroto, vagina, vulva, ânus e ter relações sexuais.

HPV Sintomas

É importante notar que há diferentes tipos de HPV. Algumas causam sintomas e outros não. Certos tipos de HPV podem causar verrugas genitais em homens e mulheres. Outros tipos podem causar câncer do colo do útero e outros tipos de câncer menos comuns como o cancro da vulva, vagina, ânus e pênis. Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção por HPV e podem ser:

  • Verrugas comuns - são verrugas benignas que geralmente aparecem nas mãos, dedos ou em torno das unhas.
  • Lesões orais ou respiratórias superiores - algumas infecções por HPV podem causar verrugas e outras lesões em sua língua, amígdalas, palato mole, laringe e nariz .
  • Verrugas genitais - podem aparecer na vulva, ou em torno da vagina ou ânus, no colo do útero e no pênis, escroto, virilha e coxa.
  • Lesões pré-malignas genitais - certas infecções por HPV podem causar alterações celulares que resultam em lesões pré-cancerosas. Essas anormalidades são mais freqüentemente detectadas pelo exame de Papanicolau, um procedimento simples para coletar as células do colo do útero ou da vagina para exame laboratorial.
  • Câncer cervical e outros tipos de câncer relacionados ao HPV - não costumam apresentar sintomas até estarem em estágios avançados.

HPV Tratamento

Não existe cura para HPV nem tratamento para erradicar a infecção, mas há tratamentos para os problemas de saúde que o HPV pode causar, como verrugas genitais, alterações do colo do útero e câncer cervical.
. Para remover as verrugas, por exemplo, pode-se utilizar:

  • Crioterapia - congelamento das verrugas usando nitrogênio líquido.
  • Laser - destruição das lesões com raios laser. Pode requerer anestesia.
  • Eletrodissecação - corrente elétrica para combater as verrugas.

É importante destacar que a maioria das infecções são eliminadas do corpo pelo sistema imunológico, sem tratamento.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos