Gripe

Gripe é uma doença respiratória extremamente contagiosa causada principalmente pelos vírus influenza A ou influenza B. Ela ataca o corpo ver fotofoto gripe e se espalha pelo trato respirtatório. O vírus da gripe está está em constante mutação, o que dificulta o reconhecimento pelo sistema imunológico. A taxa de mortalidade da doença é de 0,1% e ela costuma aparecer com mais frequência no inverno e início da primavera.

A melhor maneira de se prevenir da gripe é tomar a vacina todos os anos. A vacinação é especialmente recomendada para os chamados "grupos de risco" como: crianças, mulheres grávidas, pessoas com diabetes e quem tem mais de 65 anos de idade. É importante notar que a vacina não protege contra o novo vírus h1n1 causador da gripe suína.

Gripe Causas

Apenas os vírus influenza tipos A, B ou C podem causar gripe. O vírus se espalha quando uma pessoa contaminada tosse ou espirra e alguém inala as gotículas que estão no ar. Outra forma de contágio é quando se entra em contato com secreções da pessoa infectada através do beijo, aperto de mão e compartilhamento de objetos como colher, garfo etc. Também é possível se contaminar ao manusear objetos infectados e introduzir as mãos nos olhos ou na boca.

Gripe Sintomas

Os sintomas da gripe e do resfriado são bem parecidos. No entanto, os sintomas da gripe são muito mais severos e aparecem de forma repentina. Esses sintomas costumam se manifestar de 1 a 4 dias após a pessoa entrar em contato com o vírus.Veja tabela abaixo e saiba identificar as diferenças entre gripe e resfriado.

Sintomas

Resfriado

Gripe

Febre Raramente Sim
Dor de cabeça Raramente Sim
Dor Leve Sim
Fraqueza muito leve Pode durar 2-3 semanas
Exaustão Não Sim
Nariz entupido Sim Nem sempre
Espirro Sim Nem sempre
Dor de garganta Sim Nem sempre
Tosse Suave Pode ser severa

Gripe Tratamento

Tratamento pode focar em atacar o vírus da gripe em si ou simplesmente aliviar os sintomas enquanto o sistema imunológico combate a infecção. Em todo caso, é essencial descansar, beber muito líquido, evitar tabaco e bebidas alcoólicas. É importante destacar que por ser uma doença causada por vírus, antibióticos não devem ser usados no tratamento da gripe. Antibióticos são usados no tratamento de infecçõs por bactérias. Antivirais são os medicamentos recomendados para previnir e tratar a gripe.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos