Gripe Suína

Gripe suína é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza A ver fotoclique para ver foto . É uma doença que normalmente infecta suínos . Ela provoca uma doença respiratória nos porcos e é muito contagiosa, mas raramente é fatal. Normalmente, os seres humanos não pegam a gripe suína. O vírus que está afetando as pessoas atualmente é uma combinação do vírus suíno, das aves e da gripe humana comum. Essa nova mutação recebeu o nome de H1N1.

Gripe Suína Causas

O vírus da gripe suína se espalha exatamente da mesma maneira como o resfriado e a gripe comum. O vírus entra no seu corpo quando você inala gotículas infectadas ou entra em contato com uma superfície contaminada e leva a mão aos olhos, nariz ou boca.

Gripe Suína Sintomas

Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos da infecção por gripe comum e incluem febre, fadiga, falta de apetite, tosse e dor de garganta. Esses sintomas se desenvolvem de 3 a 5 dias depois da exposição ao vírus e duram cerca de 8 dias. A diferença da gripe suína para a comum é que a partir do quinto dia é possível ter o aparecimento de sintomas respiratórios severos que evoluem para pneumonia ou outros problemas graves. Entre eles:

Gripe Suína Tratamento

A gripe suína está sendo tratada com drogas antivirais como o Tamiflu e Relenza. Esses remédios antivirais impedem o vírus da gripe de se reproduzir - para ser eficaz você precisa tomá-los dentro de 48 horas do início dos sintomas. Isso pode reduzir o risco de complicações e, possivelmente, reduzir a doença por um dia. Esses medicamentos não curam a doença, mas eles podem encurtar a duração, fazer sintomas menos graves, ou ajudar a evitá-los completamente se você tiver sido exposto. É importante destacar que já existe vacina contra H1N1 .

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos