Glaucoma

Patrocinadores

Glaucoma é o nome de uma doença ocular que afeta o nervo óptico ver fotoclique para ver foto e pode causar perda da visão. Esse nervo leva informações dos olhos para o cérebro e se localiza na parte de trás do olho. A principal característica da doença é o dano progressivo ao nervo óptico causado , na maioriadas vezes, pelo aumento da pressão intraocular. A pressão ocular normal varia de 10 a 21 mm Hg.

Há 3 tipos de glaucoma:

  • Glaucoma de ângulo aberto - nesse tipo, o nervo óptico é danificado lentamente pelo aumento progressivo da pressão intraocular. É a forma mais comum da doença.
  • Glaucoma de ângulo fechado - a pressão intraocular aumenta de modo súbito quando a pupila dilata e bloqueia o fluxo do fluido através dela.
  • Glaucoma congênito - é um tipo raro que atinge alguns bebês. Nele, a área de drenagem não se desenvolve adequadamente.

Glaucoma Causas

A principal causa de glaucoma é o aumento da pressão intra-ocular devido ao acúmulo de humor vítreo dentro do olho. Esse acúmulo se dá pelos motivos já citados anteriormente . Algumas vezes a causa pode ser outra como:

  • Cirurgia nos olhos.
  • Diabetes
  • Pessoas com alto grau de miopia.
  • Machucado na vista.
  • Tumor no globo ocular.
  • Histórico familiar.

Glaucoma Sintomas

A maioria da pessoas com glaucoma de ângulo aberto não percebem os sintomas até já terem perdido boa parte da visão. A medida que as fibras do nervo óptico são danificadas, pequenos pontos cegos se desenvolvem, especialmente na visão periférica. Já os sintomas do glaucoma de ângulo fechado são mais perceptíveis, embora sejam suaves. Entre eles podemos destacar: visão embaçada, dor de cabeça, náusea e vômito.

Glaucoma Tratamento

O objetivo principal do tratamento de glaucoma é preservar a visão, retardando os danos causados ao nervo óptico.Apesar de a pressão intraocular elevada não ser a única causa do glaucoma, até o momento diminuí-la é o principal tratamento. Para isso, o médico pode se utilizar de: colírios, cirurgia, laser e medicamentos. Embora os danos causados não possam ser revertidos, a doença pode ser controlada.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos