Endometriose

Patrocinadores

Endometriose é uma doença na qual tecido que normalmente reveste o útero ( chamado endométrio ) cresce fora dele. A endometriose pode ocorrer em várias partes do corpo como as trompas, ovários, bexiga, intestino etc. As células da endometriose se comportam da mesma maneira que as células do útero. Normalmente, antes do período menstrual, o revestimento do útero (endométrio) engrossa a fim de receber um óvulo fertilizado.

Quando a gravidez não acontece, essa camada se rompe e sangra, deixando o corpo em forma de sangue menstrual. Tecido endometrial fora do útero irá passar pelo mesmo processo de espessamento e sangramento, mas não tem como deixar o corpo. Isso provoca os sintomas da endometriose como dor, inchaço e sangramento.

Endometriose Causas

A causa exata da endometriose ainda não é conhecida. No entanto, já se sabe que o hormônio feminino estrógeno piora o problema. As mulheres têm altos níveis de estrogênio durante os anos férteis. É durante esses anos, geralmente a partir da adolescência até os 40 anos de idade, que as mulheres têm endometriose. Entre as possíveis causas da endometriose estão:

  • Distribuição linfática ou vascular - fragmentos do endométrio podem deslocar-se através dos vasos sanguíneos ou do sistema linfático para outras partes do corpo. Isso explicaria como a endometriose acaba em locais distantes, como pulmão, cérebro, pele ou olhos.
  • Menstruação retrógrada - tecido menstrual retorna através das trompas e se deposita sobre os órgãos pélvicos.
  • Predisposição genética - parentes de primeiro grau de mulheres com esta doença têm mais probabilidade de desenvolver endometriose.
  • Disfunção no sistema imume - um sistema imunológico deficiente também pode contribuir para o desenvolvimento da endometriose.

Endometriose Sintomas

Embora algumas mulheres não apresentem sintomas, endometriose pode causar uma variedade de sintomas que variam bastante em intensidade. O sintoma mais comum da endometriose é dor pélvica um pouco antes ou durante a menstruação. Além desse sintoma, a doença pode causar:

Endometriose Tratamento

Atualmente, não há uma cura definitiva para endometriose. A escolha do tratamento depende se você quiser controlar a dor ou pretende engravidar. Para dor e sangramento, você pode tentar medicamentos ou cirurgia. Se você quiser engravidar, você pode precisar de cirurgia.

  • Terapia hormonal - impede a menstruação.
  • Laparoscopia - é uma operação que utiliza um instrumento conhecido como laparoscópio.
  • Medicamentos - como aspirina e paracetamol, bem como inibidores da prostaglandina.
  • Remoção do útero e ovários ( histerectomia )-somente como último recurso para a dor intensa. Se você tiver seus ovários retirados, o seu nível de estrogênio vai cair e os sintomas, provavelmente, vão desaparecer. Você não será capaz de engravidar.
  • Pílulas anticoncepcionais - servem para reduzir a dor.
Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos