Dispareunia - dor durante o ato sexual

Dispareunia é sentir dor ou desconforto durante o ato sexual. A intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda. O problema também afeta os homens, embora seja mais comum entre as mulheres. Pesquisadores estimam que até 60% das mulheres experimentam episódios de dor genital que ocorre antes, durante ou após a relação sexual. Mas a localização da dor e freqüência variam muito.

Dispareunia é uma das causas mais comum de problemas nas relações sexuais. A prevalência de dor parece estar aumentando ao longo do tempo e isso se deve a mudanças no comportamento sexual e aumento das DSTs. Além disso, maior vontade de discutir o comportamento sexual por parte das mulheres contribui com a percepção de aumento dos casos.

Dispareunia Causas

Causas da dispareunia variam de acordo com a localização da dor, fatores emocionais ou orgânicos. Entre elas:

Dispareunia Sintomas

A maioria das mulheres com dispareunia se queixam de dor superficial, que ocorre logo após a penetração. A dor é freqüentemente descrita como aguda, ou semelhante a cólicas menstruais. Entre os sintomas da dispareunia podemos destacar:

Dispareunia Tratamento

O tipo de tratamento para dispareunia vai depender da causa e ,algumas vezes, não é necessário intervenção médica. Por exemplo, no caso de relações sexuais dolorosas após a gravidez, esperar pelo menos 6 semanas após o parto antes de fazer sexo. Nos casos em que há secura vaginal ou falta de lubrificação, tente lubrificantes à base de água. Para tratar causas emocionais, terapia sexual pode ser útil. Alguns indivíduos podem necessitar resolver questões como a culpa, conflitos internos em relação ao sexo, ou sentimentos a respeito de um abuso passado. O ideal é procurar um ginecologista para ajudar no tratamento desse problema.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos