Diabetes

Diabetes mellitus é uma doença na qual o corpo não consegue regular a quantidade de açúcar ( em especial a glicose ) no sangue. Isso se dá por uma deficiência na produção ou ação da insulina. ver fotoclique para ver foto São 3 os principais tipos de diabetes: o diabetes tipo1, tipo2 ( a forma mais comum ) e o diabetes gestacional. É uma doença que afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil.

Quando comemos, o pâncreas produz a quantidade certa de insulina para mover a glicose do sangue para as células. Nas pessoas com diabetes, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, ou as células não são capazes de utilizar a insulina que é produzida. Glicose se acumula no sangue e é expelida pela urina, fazendo com que o corpo perca sua principal fonte de energia.

Diabetes Causas

Entre as causas do diabetes tipo 1 estão;

A pricipal causa do diabetes tipo 2 é a hereditariedade. Há também alguns fatores de risco que estão ligados à doenca, entre eles:

Diabetes Sintomas

Embora possam variar entre diabetes tipo 1 e tipo2, os sintomas apresentados abaixo são comuns a ambos os tipos.

Diabetes Tratamento

O tratamento do diabetes consiste basicamente em monitorar os níveis de açúcar no sangue. Uma dieta saudável é essencial para controlar a glicose na corrente sanguínea, por isso alimentos como doces devem ser evitados. A prática de atividades físicas reduz complicações como: doenças do coração e cegueira.Ainda não existe cura para o diabetes, embora seja possível melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos