Colesterol

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada nas células e na corrente sanguínea. As células do corpo necessitam de colesterol para produzir hormônios, vitamina D e ácidos biliáticos que ajudam a digerir a gordura. Além de ser produzido pelo fígado, ele também é encontrado em certos alimentos como laticínios, carnes, ovos etc.

Os dois tipos básicos de colesterol são: o HDL (chamado de bom colesterol) e o LDL (chamado de mau colesterol). O HDL ajuda o corpo a se livrar do mau colesterol, ao passo que o LDL pode causar o entupimento das artérias ver fotoclique para ver foto. Embora não apresente sintomas, colesterol alto no sangue é a principal causa de doenças do coração , infarto e taquicardia.

Colesterol Alto Causas

Vários fatores podem afetar os níveis de colesterol no sangue, entre eles:

  • Dieta - gordura saturada e alimentos gordurosos aumentam os níveis de colesterol no sangue
  • Hereditariedade - Os genes determinam , em parte, quanto colesterol o corpo produz.
  • Prática de exercícios - pode ajudar a baixar o seu LDL e aumentar o HDL ( bom colesterol).
  • Peso - além de ser um fator de risco para doenças do coração, estar acima do peso tende a aumentar os níveis de colesterol.
  • Idade e Sexo - a medida que envelhessemos, os niveis de colesterol aumentam. As mulhers têm menos LDL que os homens antes da menopausa.

Colesterol Tratamento

O principal objetivo no tratamento do colesterol é baixar os nívies de LDL ,e assim, reduzir os riscos de doenças cardíacas. Mesmo que sejam receitados medicamentos, você terá de mudar o seu estilo de vida. Uma dieta balanceada com baixo teor de gordura saturada e alimentos como aveia, proteína da soja e algumas espécies de peixe ( ricos em omega3 ) é o primeiro passo. Além disso, perder peso e praticar pelo menos 30 min de atividade física por dia são essencias para tratar o colesterol alto. Médicos recomendam que o seu colesterol fique abaixo de 200mg, veja tabela:

Colesterol Total Categoria
Menos de 200 Normal
Entre 200 - 239 Fator de risco
240 ou mais Alto
Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos