Celulite

Celulite ocorre gordura se acumula no tecido subcutâneo, fazendo com que surjam pequenas "covinhas" na pele ver fotoclique para ver foto. Embora a celulite seja mais comum em mulheres, os homens não estão livres do problema. Estima-se que a celulite afete 9 em cada 10 mulheres.

Celulite Causas

A celulite é causada pelo acúmulo de gordura e por alterações no tecido conjuntivo subcutâneo. Entre as causas dessas alterações estão:

  • Genética - algumas pessoas têm mais células de gordura, veias fracas, má circulação ou a sensibilidade hormonal do que outras .
  • Hormônios femininos - progesterona pode levar à retenção de líquidos, veias fracas, e ganho de peso.
  • Lipoaspiração - em vez de tratar a celulite, lipoaspiração pode agravar o problema, pois danifica os capilares e vasos linfáticos. Isso reduz a circulaçao na área.
  • Gravidez - durante esse período, há mais retenção de líquidos e um aumento dos hormônios.
  • Obesidade - acúmulo de gordura favorece o aparecimento do problema

Celulite Sintomas

Os sintomas típicos da celulite são covinhas, rugosidades e nódulos, principalmente em torno dos quadris, nádegas , coxas, e ocasionalmente na nuca, abdomen inferior e nas partes superiores dos braços. Nas fases iniciais, estas covinhas só são evidentes ao pinçar a região. Posteriormente, a pele vai parecer lisa quando se está deitado, mas a ondulação será exibida quando em pé. No último estágio, a celulite é aparente quando a pessoa está deitada e, também, quando está em pé.

Celulite Tratamento

Existem vários tratamentos para celulite no mercado. É importante fazer uma avaliação para saber o mais adequado para o seu caso.

  • Terapia Laser - considerado por alguns o tratamento anti celulite mais promissor.Trata-se de uma combinação de diodo laser com um aparelho de sucção.
  • Mesoterapia - é um tratamento controverso para celulite que envolve a injeção de drogas ou outras substâncias diretamente no tecido afetado.
  • Drenagem linfática e endermologia - dispositivo eléctrico que puxa e aperta as áreas afetadas. Esses tratamentos duram de 30-45 minutos e 10-12 seções são necessárias antes que os resultados apareçam.
  • Cremes - eficácia varia dependendo do creme ( 15% de redução nos melhores produtos ) .
  • Suplementos alimentares - ginkgo biloba, óleo de peixe , leite de soja entre outros. Não há comprovação científica.
Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos