Câncer

Câncer é um termo genérico usado para descrever um grupo doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. A característica dessa doença é que as células cancerosas se divedem de modo descontrolado e podem se espalhar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea e sistema linfático. Câncer pode afertar qualquer pessoa, mas o risco aumenta com a idade. É a doença que mais mata no mundo, sendo câncer de pulmão a mais mortal entre os homens e câncer de mama a que mais mata entre as mulheres.

Existem mais de 100 tipos de câncer e todos começam na célula.Normalmente, quando as células envelhecem ou são danificadas, elas morrem e são substituídas por células novas. Esse processo as vezes falha e o DNA da célula se modifica, causando mutações que afetam o crescimento celular. Quando isso ocorre, as células não morrem quando deveriam e novas células são criadas mesmo quando o corpo não necessita delas. Essas células extras podem formar uma massa de tecido chamada tumor ver fotoclique para ver foto

Câncer Causas

As causas do câncer variam e dependem do tipo ( pele, próstata, bexiga etc ) ,mas são basicamente a interação entre fatores genéticos e agentes externos como:

  • Raios ultavioleta e radiação ionizante.
  • Arsênico, componentes do tabaco e amiento.
  • Infecções de certos vírus, parasitas e bactérias.

Câncer Sintomas

Câncer pode causar muitos sintomas, dependendo do tipo e da localização do tumor.Por exemplo, câncer de pulmão pode causar tosse e falta de ar, já o câncer de cólon causa diarréia ou constipação. Entre os sintomas mais comuns entre os vários tipos estão:

  • Caroço nos seios ou outra parte do corpo.
  • Verruga.
  • Dificuldade de engolir.
  • Sensação de cansaço e fraqueza.
  • Verruga.
  • Dor que não passa.

Câncer Tratamento

Há várias formas de tratamento para o câncer e a escolha da terapia depende da localização do tumor, estágio da doença e das condições de saúde do paciente. Entre os tipos de tratamento estão: cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, além de inúmeros tratamentos experimentais. Cirurgia é usada quando a doença está confinada e não se espalhou. Se não puder ser removido com cirurgia, usa-se radiação , quimioterapia ou uma combinação de ambos.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos