Câncer de útero

Câncer de útero se desenvolve no endométrio ( revestimento do útero ), por isso também é chamado de câncer de endométrio. O endométrio ver fotoclique para ver foto é um órgão em forma de pêra onde o feto se desenvolve.O câncer de útero normalmente aparece após a menopausa, mais freqüentemente em mulheres com idades entre 50 a 65 anos. O diagnóstico da doença é feito através da remoção de uma amostra de tecido do endométrio para ser analisado (biópsia).

Câncer de útero Causas

A causa mais comum de câncer de útero é ter muito hormônio estrógeno em comparação com o hormônio progesterona no organismo. Esse desequilíbrio hormonal faz com que o revestimento do útero fique cada vez mais espesso, favorecendo o crescimento das células cancerosas. Fatores que podem aumentar os níveis desse hormônio e outros fatores de risco para a doença incluem:

  • Obesidade.
  • Diabetes.
  • Hipertensão.
  • Tomar estrogênio sem tomar progestina ( droga sintética similar ao hormônio progesterona ) .
  • Menstruar antes dos 12 anos.
  • Menopausa depois dos 55 anos.
  • Ter ovário policístico.

Câncer de útero Sintomas

O sintoma mais comum de câncer de útero é o sangramento anormal da vagina. Uma em cada três mulheres com sangramento vaginal após a menopausa tem câncer de útero. As mulheres que têm sangramento vaginal após a menopausa devem consultar um médico imediatamente. Uma mulher com câncer de endométrio avançado pode ter outros sintomas, como perder peso sem esforço.

Câncer de útero Tratamento

Histerectomia ( remoção cirúrgica do útero ) é a principal forma de tratamento para mulheres que têm câncer de útero. Se o câncer não se espalhou , a remoção do útero, além de remoção das trompas de falópio e ovários quase sempre cura o câncer. Para casos muito avançados , o tratamento varia, mas geralmente envolve uma combinação de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e, ocasionalmente, os hormônios sintéticos.Após o tratamento o médico provavelmente irá recomendar um acompanhamento regular de exames para determinar se o câncer voltou.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos