Câncer de mama

Patrocinadores

Câncer de mama é um tipo de câncer que se forma nos tecidos do peito, geralmente nos dutos (tubos que levam leite ao mamilo) e lóbulos (glândulas que produzem leite). Ocorre tanto em homens quanto em mulheres, embora o câncer de mama masculino seja raro . Como em todas as formas de câncer, o tecido anormal que compõe o câncer de mama é formado de células do próprio paciente que se multiplicaram de forma incontrolável. Essas células também podem viajar para os locais do corpo onde elas normalmente não são necessárias, o que significa que o câncer é maligno.

Câncer de mama Causas

A causa exata do câncer de mama não é conhecida. Hormônios femininos e histórico familiar desempenham um papel. As chances de que você irá desenvolver câncer de mama também aumentam com a idade. Estudos mostram que mulheres na menopausa que fazem a terapia hormonal com estrogênio e progesterona têm um risco aumentado de câncer de mama .

Câncer de mama Sintomas

Inicialmente, o câncer de mama não costuma causar qualquer sintoma. Em geral, o primeiro sinal de câncer de mama é um caroço ou nódulo no peito que persiste após o ciclo menstrual e que você pode sentir. Um nódulo que é indolor, duro, e tem bordas irregulares . Além disso , qualquer das seguintes alterações no peito pode ser sintoma de câncer de mama:

  • Mudança no tamanho ou na forma da mama.
  • Protuberância na área das axilas.
  • Corrimento nos seios que não seja leite materno.
  • Inchaço da totalidade ou parte da mama.
  • Uma área que é distintamente diferente de qualquer outra área da mama.
  • Descamação da pele do mamilo.

Câncer de mama Tratamento

Há inúmeras opções de tratamento para câncer de mama. O tipo de tratamento vai depender de vários fatores como a localização e tamanho do tumor, estágio da doença, saúde do paciente e até mesmo preferências pessoais. Entre as várias opções podemos destacar:

  • Tumorectomia - este procedimento remove apenas parte da mama (o tumor e algum do tecido normal em torno dela). Isso deixa o peito parecendo o mais próximo possível de como era antes da cirurgia.
  • Mastectomia - cirurgia para remover todo o tecido mamário. Existem dois tipos de mastectomia: simples ( o cirurgião remove toda a mama, mas nenhum outro tecido ) e radical ( o cirurgião remove a mama, o revestimento dos músculos do tórax e alguns dos gânglios linfáticos na axila ).
  • Quimioterapia - utiliza drogas para destruir as células cancerosas. Os efeitos colaterais podem incluir náuseas, perda de cabelo, menopausa precoce, calores, fadiga.
  • Radioterapia - utiliza altos níveis de radiação para matar células cancerosas ou impedí-las de se desenvolver . A radioterapia é geralmente usada para tratar o câncer de mama após uma tumorectomiaa e, às vezes depois de uma mastectomia para reduzir o risco do retorno do câncer.
  • Terapia hormonal - é utilizada para tratar câncer de mama sensível a hormônios. Algumas células de câncer de mama crescem com a ajuda de estrogênio e / ou progesterona. Terapias hormonais impedem as células cancerosas de obter os hormônios de que necessitam para crescer.
  • Descamação da pele do mamilo.
Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos