Bronquite

Bronquite é uma inflamação dos brônquios. Os brônquios ver fotoclique para ver foto são os tubos que transportam ar para os pulmões. Quando esses tubos são infectados ou irritados , eles incham e muco se forma dentro deles, tornando difícil a respiração. Há 2 tipos de bronquite.

  • Bronquite aguda - geralmente dura apenas alguns dias.
  • Bronquite crônica - ao contrário de bronquite aguda, bronquite crônica é irreversível e recorrente .

Bronquite Causas

Bronquite aguda é causada por uma infecção viral e pode começar depois de desenvolver um resfriado ou dor de garganta. A bronquite aguda também pode ser provocada pela inalação de substâncias que irritam os brônquios como a fumaça e poluição atmosférica. O tabagismo é a principal causa de bronquite crônica. As substâncias do cigarro causam irritação dos brônquios. Poluição ambiental e exposição a alguns tipos de agentes químicos também podem provocar bronquite crônica.

Bronquite Sintomas

O sintoma mais comum da bronquite aguda é a tosse que é seca no início . Depois de alguns dias, a tosse pode produzir muco. Esses sintomas começam geralmente 3 ou 4 dias após uma infecção do trato respiratório superior. A maioria das pessoas melhora em 2 ou 3 semanas.

Uma pessoa é considerada com bronquite crônica se tossir por pelo menos 3 meses por ano durante dois anos consecutivos. Nos estágios iniciais da bronquite crônica, tosse geralmente ocorre pela manhã. À medida que a doença se agrava, a tosse persiste durante todo o dia. Além da tosse, também é comum catarro e falta de ar.

Bronquite Tratamento

Não há cura para a bronquite crônica. A maioria dos tratamentos visa tornar os sintomas menos graves e evitar mais danos. O primeiro passo é deixar de fumar. Mudança de ambiente pode ser necessária se você trabalha em uma área que tem grandes concentrações de poeira ou produtos químicos. Entre os medicamentos estão broncodilatadores, corticosteróides e expectorantes.

A maioria dos casos de bronquite aguda vai embora por conta própria depois de alguns dias ou uma semana. É bom descansar bastante, beber muito líquido (por exemplo, água e suco de fruta) e aumentar a umidade em seu ambiente. Não há problema em tomar um supressor da tosse, se a tosse for seca (aquela que não produz muco). Porque bronquite aguda geralmente é causada por vírus, os antibióticos não costumam ajudar.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos