Botox

Botox é a marca comercial de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. É a proteína mais tóxica de que se tem conhecimento. Em grandes quantidades, essa toxina pode causar botulismo ( um tipo de intoxicação alimentar ). Quando injetado em um músculo, a toxina bloqueia os impulsos nervosos que normalmente fazem a contração muscular. A ausência ou a redução decorrente da contração muscular deixa a pele mais suave e dá um aspecto mais descontraído para as características faciais do paciente. ver fotoclique para ver foto

Botox Indicações e contra-indicações

Injeções de botox são indicadas no combate a sinais de envelhecimento como linhas e rugas causadas pela contração repetida dos músculos utilizados durante as expressões faciais, especialmente as ativadas quando estamos franzindo a testa ou fixando os olhos. Portanto, o botox é usado mais comumente para a redução do aparecimento de linhas de expressão entre as sobrancelhas, testa, sulcos e linhas na borda externa do olho, comumente referido como pés de galinha ". Botox é contraindicado para mulheres grávidas ou que estiverem amamentando e pessoas com doenças neurológicas

Botox Riscos e Efeitos colaterais

As injeções de Botox são relativamente seguras quando aplicadas por um médico experiente. Apesar disso, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer. Estes incluem:

  • Dor no local da injeção.
  • Nausea.
  • Vermelhidão ou sanagramento no local da injeção.
  • Dor de cabeça.
  • Pálpebra caída ( temporário ).
  • Sintomas parecidos com a gripe.
  • Dormência.

Procedimento médico

Botox normalmente é injetado diretamente no músculo com uma agulha muito pequena. O médico irá lhe pedir para fazer algumas "caretas" para contrair os músculos na área de tratamento. Isso permite a ele determinar a localização exata onde as injeções devem ser aplicadas. A maioria dos tratamentos exige múltiplas injeções .

O que esperar do tratamento com Botox.

Os primeiros resultados aparecem dentro de alguns dias, mas o efeito total leva cerca de 2 semanas. Os resultados não são permanentes. Uma vez que o Botox tenha tido efeito, leva de 3 a 6 meses para os músculos afetados começarem a funcionar novamente. Como a ação muscular retorna gradualmente, as linhas e rugas começam a reaparecer e novas aplicações de Botox são necessárias. As linhas e rugas aparecem frequentemente menos graves com o tempo, pois os músculos estão sendo treinados para relaxar.

© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos