Asma

Asma brônquica ou bronquite asmática é uma doença crônica das vias aéreas que dificulta a respiração.Há uma inflamação na passagem de ar que resulta no estreitamento temporário das vias aéreas que carregam oxigênio para os pulmões. Esse estreitamento é reversível, o que diferencia a asma de doenças pulmonares como bronquite e enfisema. Durante a respiração, os músculos que envolvem as vias aéreas relaxam e o ar move-se livremente. Nos asmáticos, substâncias que causam alergia fazem com que esses músculos se contraiam, dificultando a passagem de ar e causando chiado no peito.

Pessoas com histórico familiar têm mais risco de desenvolver a doença, embora ninguêm esteja livre dela.Pode ocorrer em indivíduos de todas as idades apesar de ser mais comum entre pessoas com menos de 40 anos.

Asma Causas

Pessoas com asma possuem vias aéreas muito sensíveis que reagem a várias substâncias do meio-ambiente. O tipo de substância e a intensidade da reação variam de pessoa para pessoa. As principais causas da asma são:

  • Fumaça de cigarro.
  • Cheiros fortes como: perfumes, produtos de limpeza.
  • Alergênicos como: pólen, ácaros, mofo.
  • Mudanças de temperatura, ar frio.
  • Alguns medicamentos como: aspirina.

Asma Sintomas

Nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas e uma mesma pessoa pode ter sintomas diferentes. Os principais sintomas da asma são:

  • Falta de ar, principalmente durante esforço físico.
  • Chiado ou aperto no peito.
  • Tosse que ,em geral, piora de manhã, a noite ou após exercício físico.

Asma Tratamento

Não existe cura para asma, mas a doença pode ser controlada. Sem tratamento, os ataques são mais severos e frequentes podendo causar a morte. Entre os tratamentos estão os broncodilatadores que aliviam os sintomas da asma , relaxando os músculos que envolvem as vias aéreas. Os inaladores ver fotoclique para ver foto são a forma mais eficaz de levar os medicamentos aos pulmões .Nebulizadores são usados para tratar crianças e idosos.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos