Alergia

Alergia é uma resposta anormal do sistema imunológico. Pessoas que sofrem de alergias têm um sistema imunológico que reage a uma substância do meio-ambiente que geralmente é inofensiva . Essa substância é chamada de alergênico e pode ser qualquer coisa como: medicamentos, poeira, alimento, ácaros etc.

Não é todo mundo que têm alergia e cada pessoa pode ser alérgica a um tipo diferente de substância. Sabe-se que a tendência de ser uma pessoa com alergia é herdada dos pais e a probabilidade de desenvolver a doença é de mais de 70% quando ambos os pais têm o problema.

Alergia Sintomas

Dependendo do tipo de exposição à substancia causadora da alergia, os sintomas são diferentes. As reações alérgicas mais comuns causadas por inalação ou contato do alergênico com a pele são:

Por outro lado, outos tipos de exposição podem causar reações diferentes:

A gravidade dos sintomas pode variar muito. Enquanto o mais leve pode causar apenas um pequeno desconforto, o mais severo , chamado anafilaxia, provoca uma reação no corpo inteiro e é muito perigoso. A maioria dos sintomas da alergia desapareçe em pouco tempo.

Alergia Tratamento

Não há cura para a alergia. Em geral, medicamentos são usados no tratamento após o alergênico é removido. Reações mais graves podem exigir outras terapias, tais como, o oxigênio para dificuldades respiratórias ou fluidos intravenosos para aumentar a pressão arterial em caso de choque anafilático. Pacientes com reações muito graves geralmente requerem internação hospitalar.

Referêcia médica
Bibliografia do artigo clique para ver foto
© 2009 MedSaude, todos os direitos reservados.

Medicina

ver todos

Beleza e Saúde

ver todos